segunda-feira, 13 de julho de 2009

Que vengam los toros!

A tradicional festa espanhola, conhecida como Festa de São Firmino, também referenciada como Corrida de Pamplona continua a gerar polêmica.

A comemoração teve origem no século 13 e resiste até hoje. Os touros correm pelas ruas de Pamplona em meio à multidão até chegarem à arena em que são mortos por toureiros, após o festival.

Apesar de o evento ocorrer já há séculos, os touros não se modernizaram e continuam sem freio ABS:

O touro bem que tentou parar... Será que o rapaz está desesperado ou ele acha que o touro vai parar?

Mas os incidentes são muitos e inúmeras pessoas saem feridas. Os ferimentos ocorrem nas mais variadas partes do corpo e as imagens demonstram que os touros, às vezes, são muito maldosos.


Há quem critique o futebol ao argumento que não conseguem entender a razão que atrai milhares de pessoas a ficarem 90 minutos admirando um grupo de 22 pessoas correndo atrás de uma bola e tentando passá-la para dentro do que costumeiramente chamamos de gol.
Talvez, seja mais razoável correr atrás de uma bola que na frente dos touros, mas existem pessoas que gostam de mais adrenalina.
O rapaz colhido pelo touro na imagem ao lado parece sorrir. Deve ser pura diversão!

Há, ainda, a indignação de ativistas que promovem manifestações contra a finalização do evento com a morte dos touros. Alguns dos manifestantes chegam a deitar pelados nas ruas onde os touros vão passar. Agora fica a pergunta: "será que eles ficam lá quando soltam os touros?"
De fato é uma crueldade o que fazem com os touros, porém, a tradição já arraigada não parece estar com os dias contados em Pamplona. Milhares de turistas visitam a Espanha no período da Festa de São Firmino.

Quem sabe se divulgarmos essa festa no Brasil, no Congresso Nacional, os nossos legítimos representantes resolvem gastar suas verbas com passagens para fazer turismo na próxima Festa de São Firmino?

Podiam sair do Brasil para festa espanhola já com suas faixas vermelhas com a estrelinha do PT, mas os touros teriam de ser avisados que algumas pessoas não são comuns e não poderiam ser alvejadas. Todos são iguais perante a lei e não perante os touros.

3 comentários:

  1. Isso se ninguem desse uma maletinha ao touro ou colocasse alguns trocados na fraudinha dele.Mas acho que nao, pois boi-bandido so tem no BRasil!

    ResponderExcluir
  2. Estas corridas de touros, ainda q sejam uma tradição, dão sempre problemas.

    Passa pelo meu

    ResponderExcluir
  3. Coisa horrível parece a Farra do boi aqui em SC

    ResponderExcluir