segunda-feira, 6 de julho de 2009

O fenômeno da Liderança

A liderança é um assunto amplamente debatido na ciência política, posto que está diretamente ligado ao comportamento humano, principalmente quando este é analisado em relação a um grupo.
A liderança pode ter inúmeras classificações, dentre elas: a ostensiva se contrapõe à discreta quanto à sua presença. Mas para o assunto que se pretende debater doravante, pouco importam essas conceituações. Se alguém se interessar, facilmente poderá encontrá-las em livros, artigos, ou sítios eletrônicos relacionados à Ciência Política.
Quando um líder necessita reafirmar sua liderança perante os seus liderados, significa que não mais detém o poder que julga possuir. E isso é fato! Foi necessário apenas dar tempo ao tempo para verificar que os atleticanos a todo momento vinham lembrando aos demais torcedores que o Atlético Mineiro era líder do Campeonato Brasileiro. E como muito bem observado, a palavra "era" se encaixou perfeitamente na frase. Desde ontem os atleticanos não mais podem ostentar a ligeira liderança que bradaram aos quatro cantos.
Há muito tempo o Atlético Mineiro ficava entre os quatro primeiros da tabela do campeonato. Lógico que quando observada a classificação de cabeça para baixo. A liderança da zona de rebaixamento lhes rendeu, inclusive, um título importante, coisa que não era conseguido já há uns 15 anos. O Atlético foi Campeão Brasileiro da segunda divisão. O pavor do atlético era, de fato, a segundona... Então, viva esta segunda-feira!!!!

2 comentários:

  1. A liderança momentanêa do Clube Atlético Mineiro é situação própria do futebol, tendo em vista ser o campeonato brasileiro, organizado pela Confederação Brasileira de Futebol, e anuente com os clubes participantes, é de pontos corridos. Esta modalidade prevê, durante o campeonato, mudança de posições que, não significam, necessariamente, perda da força de um clube na disputa. Isto é comprovado pelos últimos campeonatos, principalmente o de 2008, onde o Cruzeiro Esporte Clube, time das alterosas, ficou sempre nas primeiras colocações mas perdeu a disputa para o São Paulo Futebol Clube, time que ficou oscilando na tabela durante a competição e se tornou campeão. Assim, o Galo, campeão sim da segunda divisão, exerceu a liderança da disputa de 2009. E isto não determina que ele não será novamente líder, ou vice-líder, pois o que é importante é ser campeão. E acima disso, ser atleticano.....Galooooooooooooooooooooooo!

    ResponderExcluir
  2. Isnta advertir, por oportuno, meus caros conspiradores, que a liderança é requisito apenas no último instante do iter necessário para atingir o alvo, que é o de Campeão Brasileiro, sendo necessário, mais ainda, um outro chamado de "regularidade". O que foi mostrado nas TRES ÚLTIMAS ediçoes do Campeonato em questãos pelo invencível São Paulo Futebol Clube, vulgo Máquina Tricolor!

    ResponderExcluir