segunda-feira, 27 de julho de 2009

De onde vim e para onde vou???

Inicio o debate com uma transcrição de um trecho de : "Alice no país das maravilhas":


-Você poderia me dizer , por favor, por que caminho eu consigo sair daqui? - perguntou Alice.
-Isso depende bastante de onde você vai querer chegar - disse o Gato.
-Não me importa muito onde... - respondeu Alice.
- Então não importa que caminho seguir - disse o Gato.
(Lewis Carroll)
A vida é efêmera e muitos de nós não nos damos conta disso a tempo. Viver não é passar pela vida, mas sim um conjunto de ações coordenadas, ou não, que nos lançam na construção de nossa história. Para alguns, essa história é única e sem chance de retorno. Para outros, nossa existência é feita de capítulos, escritos e reescritos a cada reencarnação.
Independentemente de termos ou não outra chance de redigir o capítulo, devemos nos ater a escrever este capítulo da melhor forma possível.
Muitos vivem como num conto de fadas e apenas existem e nada constroem a não ser o seu mundo particular.
Se a vida tem algum sentido, onde estará ele? A resposta está em nós, creio eu... Depende de onde queremos chegar.
Por diversas vezes tivemos de fazer uma opção. E, de fato, a tomada de decisões não é nada muito fácil, dependendo das consequências da escolha.
Se podemos escolher entre um sorvete de chocolate e um de morango, a única consequência que me importo em arcar é com as gordurinhas que essa escolha fatalmente irá me render...rs.rs..r..s Mas quando temos que escolher nossa profissão, por exemplo, o direcionamento de nossa vida está necessariamente atrelado àquela escolha, pelo menos num primeiro momento, posto que podemos trocar de profissão.
Quando escolho quem vai ser meu amigo no orkut, sei que esse novo amigo vai poder ver minhas fotos e escrever scraps... Tem gente que não merece e, normalmente, não aceito pessoas com quem não tenha um mínimo de contato. Pessoas desconhecidas, jamais!!! Jamais deixo de avaliar se essa pessoa desconhecida poderá vir a ser um futuro amigo.r..s..r.s...
Bom, o que importa é que precisamos ser mais objetivos e deixar as ideias se transformarem em algo concreto. Não sei se é possível alguem ter mais ideias boas que as que eu tenho todos os dias, mas que existe alguém que as coloca em prática com mais frequência que eu, não tenho dúvida.
No meu msn já adotei uma frase de John Lennon que diz o seguinte:

A vida é aquilo que acontece enquanto você está planejado o futuro.
(John Lennon)

Devemos deixar alguns pensamentos nossos tomarem asas e se transformarem em realidade. Isso basta? Bastaria se acontecesse assim, mas precisamos agir para que a realidade englobe ou recepcione nossos planos. Devemos, pois, arriscar, ousar? Sim... é isso que falta à maioria das pessoas. O medo de arriscar e de ser bem sucedido... O medo só ser torna real quando ganha nome. Se tenho medo de um leão, posso dizer de que tenho medo de leão. Agora quando tenho um medo do desconhecido, daquilo que pode vir a me acontecer se eu arriscar uma atitude mais ousada, visando algo de muito bom, acredito que estamos diante da covardia. A covardia é algo que para que possamos amenizar a sua rotulação a chamamos de medo, apenas para ficar mais cômoda a justificativa da ausência de ação em determinada situação.
Nesse caso o medo/covardia é responsável por grande parte dos nossos insucessos. Se sei onde pretendo chegar, se tenho planos, o que devo fazer para atingí-los?? Esperar, pois o tempo resolve tudo??? Resolve... resolve que ganharemos presentes de nossos amigos em nossos aniversários, resolve que na semana que vem choverá ou não... resolve ainda que nossos aluguéis irão vencer, nossas contas bancárias serão surrupiadas pelos bancos em alguns reais pelas taxas de expediente. E nós, o que resolvemos???? Resolvemos esperar o tempo? Ou resolvemos que o utilizaremos para viver melhor e tentar realizar alguns sonhos.
Se resolvo que vou procurar uma pessoa bacana para passar alguns dias da minha existência com ela, não devo ficar esperando que apareça... O tempo pode até se encarregar disso, mas se não o fizer??? Até quando devo esperar?? E se uma pessoa que você julgasse bacana te deixar inesperadamente, o tempo vai trazê-la de volta??? Existem algumas que até arriscamos esperar..rs..r..s. umas duas semanas no máximo...r.s..r.s.. Mas se passar desse tempo, talvez o tempo já tenha cumprido o seu papel. Mais uma frase de John Lennon se aplica aqui:

Amo a liberdade, por isso deixo as coisas que amo livres. Se elas voltarem é porque as conquistei. Se não voltarem é porque nunca as possuí.
(John Lennon)


Por outro lado, existem pessoas que passam por nossas vidas e que, quando saem, imaginamos que o Tempo foi sacana, pois poderia ter levado a mais tempo para outro caminho que o Gato da Alice a tivesse indicado e que não faria falta...r.s.r..s. Mas a até nisso o Tempo se encarrega de deixar sua marca com uma experiência que nos serve de apredizado, vulgarmente denominada "perda de tempo".

Todas as vezes que se discute o ser humano e seu comportamento lembro-me de uma figura que por vezes me fez contestar a genialidade de Leonardo da Vinci:


Ao ver essa imagem sempre me perguntei por que ele não terminou o desenho. Esse cara estava fazendo polichinelo e o Leonardo não quis terminar o exercício, pois as mãos fechadas sobre a cabeça saíriam do quadrado e não daria para completar o desenho de forma perfeita aos olhos da matemática. O desenho é, vez em quando, utilizado para demonstrar a simetria do corpo humano e, por alguns, para justificar a eventual simetria do universo. Será que se depreende isso tudo do desenho??? Ah.... eu não entendo muito de desenho mesmo..rs..r.s. Mas que o cara estava num polichinelo, estava...

Por fim, encerro minhas ilações conspiratórias, aproveitando o ensejo, já que falei do tempo, para agradecer ao Conspirador Voltaire por ter me feito refletir, quando criança, sobre inúmeros temas sobre os quais não se aprende nos bancos das escolas e nas rodas de amigos.
Tive o prazer de apreciar uma exposição de Salvador Dali em Belo Horizonte ao lado do Conspirador Voltaire, em que a reflexão sobre o tempo foi ainda mais aguçada diante da famosa criação do pintor espanhol:


Quadro: "A persistência da memória"

Fica, pois, a ilação!!! Muitas coisas merecem ser lembradas, outras o tempo se encarrega de apagar. Mas esse mesmo tempo é carrasco e nos estabelece limites para que possamos escrever nosso capítulo atual. Escreva com vigor. Faça as coisas acontecer, não espere que o tempo faça por você. Ele é seu amigo e inimigo ao mesmo tempo!!! Se o tempo é amigo é seu amigo e inimigo ao mesmo amigo? Ah... esqueça as construções fraseais que poderiam advir da assertiva acima... você perderá tempo... ou perderá amigos?? Amigos que ainda não conhece? Viva intensamente... Carpe Diem...

Nenhum comentário:

Postar um comentário