terça-feira, 14 de julho de 2009

O Diabo veste PRADA.

Depois de ver a imagem de lançamento de coleção da Inverno 2009/10, foto de Steven Meisel, nem precisei fazer tanto esforço para entender o nome do filme: O Diabo veste Prada. Bom, vocês devem estar se perguntando sobre a razão que nos leva a escrever sobre moda. De início o tema não guardaria qualquer relação com o direcionamento do blog, não é? Não é. A conspiração envolve uma visão holística sobre o mundo e seus habitantes, considerando, precipuamente, o comportamento destes nas relações sociais.
Seguindo o terrível modismo de pesquisa virtual, encontrei na Wikipedia a seguinte definição: Moda é a tendência de consumo da atualidade.
Normalmente as mulheres tem uma percepção muito mais aguçada para entender as novas concepções de moda. Os homens, homens mesmo, não conseguem entender porque em determinadas épocas as mulheres usam, por exemplo, camisas com babados ao estilo dos palhaços de circo. Por óbvio, as camisas dos palhaços são bem mais coloridas.
Aqueles cintos que mais parecem barrigueira de cavalo também estiveram na moda ou estão, sei lá. Aquelas batas coloridas ao estilo dos abadás dos carnavais fora de época fizeram sucesso há pouco tempo. Mas pra que tudo isso? Por mero consumismo? Não... nós homens não devemos opinar sobre isso. Falemos sobre futebol, falemos de cervejas, de mulheres, opa!!!! Só das mulheres e não de seus adereços.
Conspirar sobre moda é muito complicado, mas tínhamos que abrir o debate sobre o assunto, afinal, temos leitoras que merecem um espaço para debater um assunto tido por muitas como fundamental.
No mundo que mais vive de aparências, certamente a moda tem o seu lugar.
Tudo aquilo que a mídia fala que é bonito passa realmente a ser belo, ainda que seja ridículo. Aí aparecem aqueles que se defendem quando usam algo ridículo que está na moda: "Eu tenho estilo!". Sinceramente, alguns deveriam trocar o estilo por um espelho.
Mas é disso que o mercado vive e não podemos dizer que os homens estão totalmente fora do alvo do modismo. O Woodstock
O modismo faz com que alguns votem no candidato que está à frente de seus opositores, conforme nos indica a mídia nas pesquisas políticas. Nos faz consumir a cerveja, só porque, segundo a propaganda, desce redondo e que tem um monte de mulheres sem muito modismo ao se vestir, quando estão vestidas nas peças publicitárias.
Num parachoque de caminhão estava escrito, "sou feio, mas tô na moda". Como se a moda fosse a salvação para os problemas estéticos.
Seria muito bom ler os comentários das nossas leitoras sobre o assunto, para ver se abrem a mente limitada, nesta área do "saber" humano, do ser indivíduo do sexo masculino, que professa sua masculinidade. Os que não professam, às vezes conseguem entender perfeitamente as tendências da moda. Com a palavra os indivíduos do sexo feminino...

Nenhum comentário:

Postar um comentário