sexta-feira, 17 de julho de 2009

O DOM SUPREMO!!

Caros visitantes e seguidores deste blog,
Quero pedir licença a vocês e a meus companheiros conspiradores para escrever, não sobre política, ou esporte, ou filosofia, ou moda, ou qualquer outra coisa que exija reflexão técnica, ainda que mínima. Mas quero me atrever a falar sobre o amor.
A minha tenra idade não me permite fazer comentários empíricos (embora eu negue o empirismo como forma de obter conhecimento...ops..deixo a filosofia de lado) sobre o amor. Porem o amor foge a qualquer idade. Ele é velho. É bonito. É feio. É fora de moda.
Rui Barbosa foi um dos advogados mais brilhantes que já passaram por esse mundo. E, por esta razão, ele é chamado de “o patrono dos advogados brasileiros”. Certa vez foi pedido a ele que escrevesse sobre o amor. Então ele respondeu (permitam-me apenas parafrasear sua resposta): escrever sobre o amor? Depois que o apostolo Paulo escrever o capítulo 13 da sua primeira carta aos Coríntios, homem algum jamais deveria se atrever a escrever coisa alguma sobre o amor novamente.
Essa passagem é realmente completa.
Acredito que o amor precisa de 3 coisas:
AÇÃO. Se você se aventurar a ler este trecho das Escrituras vai perceber que fala que ação sem amor de nada vale, mas amor sem ação é o mesmo que dar vida a algo e não nutri-lo. Existe uma concepção de amor que o chama de “ágape”. O amor da decisão. Determinado escrito disse: “amor ágape. Tem menos a ver com um afeto, mais a ver com uma DECISÃO. Tem menos a ver com um sentimento, mais a ver com uma AÇÃO.” Ou seja, você deve decidir amar. É assim nos relacionamentos. Algumas vezes nos envolvemos com alguém sem amá-lo inicialmente, mas resolve ficar com e decide amá-la. Isso faz nascer o ágape. E a hora dessa decisão é agora.
RENÚNCIA. Definir suas prioridades é importante. E quando você resolve priorizar umas coisas acaba por renunciar outras. Veja que há uma diferença gritante entre renunciar e abandonar. Por exemplo: vou renunciar um pouco a companhia dos amigos para ter mais tempo com meu amor. Não abandonei a companhia deles, mas priorizei mais meu amor. É isso é essencial, pois para amar precisamos de:
TEMPO. De quanto tempo você dispõe por dia para dedicar ao seu amor? 5 minutos? É tudo que você tem, pois sua rotina te aperta? E mesmo depois de renunciar a, por exemplo, 5 minutos do seu estudo ou trabalho lhe sobrou isso? Se for tudo o que você tem, esse é o seu melhor. Então dedique ao seu amor. Ele merece. Mas será que não da pra fazer um pouco melhor? É só tentar!! Mas ele ta longe? Tipo na casa dele ou no trabalho, ou na faculdade? Perdoe-me, mas a tecnologia não permite mais tanta distância. Ligue! Deixe um scrap! Manda uma mensagem no seu celular! Ta sem crédito? Vai uma dica: http://www.torpedogratis.net/ ( meu amor me ensinou isso!! Rsrs). Enfim...se você realmente quer amar...então se vira!! Ele(a) é seu amor e ninguém pode chegar perto dele(a)! lembre-se: você decidiu amá-lo! Então: mexa-se, renuncie e tenha tempo!!
Seja como disse o poeta de tudo atento ao seu amor. Antes e com tal zelo e sempre e tanto, que mesmo em face do maior encanto, dele se encante mais ainda...que seja infinito enquanto durar!

3 comentários:

  1. Brilhante exposição. Amar não é descritível, não se ensina. Vive-se, decide-se, como falado por ti, Tiradentes. Amar é vida. É romântico, essencial, sério, alegre, amigo. A vida lhe propôs uma existência para amar. Mas isto se decide, exatamente.
    Belas palavras. Recomendo que veja o filme o Fantasma da Ópera com o seu amor.
    Edmond Dantes.

    ResponderExcluir
  2. obrigado pela dica Dantes...amar não é dificil..é apenas uma questão de decisão! Como sempre dando indicações de quem tem cultura!!

    ResponderExcluir
  3. Não fosse suficiente o tema, vasto e infindável, mas muito bem despetalado em suas palavras, bastaria ouvir Bolero para que a visita valesse.

    Fico muito longe do alvo, se imaginar que o jovem mancebo esteja apaixonado?

    Obrigada pela visita e pelo café.Abração.

    ResponderExcluir