quarta-feira, 1 de julho de 2009

Promessas de Políticos


É natural e o povo já nem liga mais. Com o batido discurso de que "todo político é igual," o povo já não se revolta em verificar que foi enganado por um candidato. E o mais interessante é que o chamado "analfabeto político" descrito por Bertold Brecht acha que ele foi quem enganou o político. Mas quem digitou e confirmou o voto foi o cidadão e não o político.
Mas existem políticos analfabetos também, a exemplo daquela piada:

O candidato semi analfabeto, mentiroso como tudo o que é político, fazia as habituais promessas de campanha:
-Se for eleitor, prometo que vou contruir muitos
hospital.
O assessor deu-lhe uma cutucada e sussurou-lhe: empregue o plural!
O candidato continuou:
- Se for eleito, prometo que vou contruir muitas
estrada.
Novamente o assessor deu-lhe uma cutucada e sussurou-lhe: empregue o plural candidato!
A cena se repetiu por várias vezes, até que:
- E vos digo mais, se eleito for, vou empregar não só o plural, mas toda a sua família..

Na verdade, todos aqueles chavões sobre política podem perfeitamente ser empregados no presente debate: "Político bom é político morto", "Voto nele porque ele rouba, mas faz", "Quem não gosta de política corre o sério risco de ser governador por quem gosta". Essa última é a que mais me agrada e retrata uma realidade.
Pior que as obras eleitoreiras são os compromissos parcialmente cumpridos ou cumpridos só aparentemtente. O candidato promete, por exemplo, acabar com uma taxa que a população não paga satisfeita. Após a campanha, o candidato suspende a cobrança da taxa só para falar que não cumpriu com a promessa e diz que vai avaliar com carinho a possibilidade de não mais cobrá-la definitivamente. Porém, três ou quatro meses depois volta com a referida taxa e dá um descontinho, "só pra inglês ver". É, porque o inglês não paga mesmo, né?? Se tal fato tivesse ocorrido hipoteticamente, na cidade de Governador Valadares/MG, poderiamos dizer que a atitude foi feita para "americano ver".
Mas deixando essa questão de lado, sejamos maquiavélicos:

É impressionante a falta de preparo de alguns políticos. Já presenciei vereador dizer que é fantástica a manifestação de um grupo de pessoas numa Câmara Municipal do Interior de Minas, pois aquela manifestação é, na verdade, uma cobrança pelo voto dado ao candidato a Prefeito.

Ora, amigos, será que é isso mesmo? Então já está pacificada a idéia de compra de votos a prazo!!! É brincadeira? Mas o povo brasileiro ainda precisa amadurecer muito políticamente. Se nosso Presidente deixar a imprensa falar de política, talvez, aos poucos, a população possa se conscientizar sobre o assunto.

Por enquanto, escreveremos e tomaremos café, já que para ser jornalista não mais se exige ter formação específica.

2 comentários:

  1. Ainda bem q "Valadares merece respeito", senaum...haja café!!

    ResponderExcluir
  2. O povo brasileiro é muito atrasado politicamente em vários aspectos, se pegarmos os "hermanos" argentinos como comparação, por exemplo.
    Lá quando houve uma taxação na produção rural alguns anos atrás, moradores de Buenos Aires de todos os tipos, donas de casas, empresarios, estudantes entre outros, sairam logo depois de suas casas armados de panelas e gritos de protestos e foram à frente da Casa Rosada protestar contra essa taxação que afetaria indiretamente suas vidas.
    Aqui vemos coisas de todos os gêneros acontecerem no congresso e nada fazemos. Eu faço parte dessa legião de não patriotas, já que moro na capital federal e nunca fui à esplanada dos ministérios para dar uma vaia se quer...
    Parabéns pelo blog

    ResponderExcluir