segunda-feira, 13 de julho de 2009

Lendas do Café


Reza uma antiga lenda sobre as origens do café que há mais de 1.300 anos, nas montanhas de Abissínia, hoje Etiópia, no nordeste da África, um jovem pastor árabe chamado Kaldi.

Certa noite, ele ficou ansioso quando suas cabras não retornaram ao rebanho. Quando saiu para procurá-las, encontrou-as saltitando próximo a um arbusto cujos frutos estavam mastigando e que obviamente foi o que lhes deu a estranha energia que Kaldi nunca vira antes. Então, ele mesmo resolveu experimentar alguns frutos e descobriu que eles o enchiam de energia, como tinha acontecido com o seu rebanho.

Kaldi, evidentemente, levou essa maravilhosa "dádiva divina" ao mosteiro local, mas as reações não foram favoráveis e ele ateou fogo nos frutos, dizendo serem "obra do demônio". O aroma exalado pelos frutos torrados nas chamas atraiu todos os monges para descobrir o que estava causando aquele maravilhoso perfume e os grãos de café foram rastelados das cinzas e recolhidos.

O abade, então, mudou de idéia. Sugeriu que os grãos fossem esmagados na água para ver que tipo de infusão eles davam, e os monges logo descobriram que o preparado os mantinha acordados durante as rezas e períodos de meditação.

E notícias dos maravilhosos poderes da bebida espalharam-se de um monastério a outro e aos poucos se espalharam por todo mundo.

Fonte: www.sobesa.com.br

Após essa historinha, necessário se faz ressaltar que uma jovem graciosa disse a mim, Maquiavel e ao Tiradentes que não sabia fazer café. Normalmente, em nossos almoços conspiratórios, apesar da doçura de seu sorriso, essa jovem sempre nos oferece um doce, chiclete, bala, ou coisas do gênero. Prometemos a ela que escreveríamos uma receita para que aprendesse a fazer café. Mas isso vai ficar para a próxima postagem, pois já está tarde e não tem café aqui para afastar o sono....zzzzzzzzzzzzzzz

Achei uma receita... vai lá:

Ponha para ferver 1 litro de água, se for usar açúcar, use cerca de 4 a 5 colheres de açúcar, na água. Se for usar coador de papel, ponha o pó de café no coador, cerca de 3 colheres de sopa, quando a água ferver, despeje no coador, que deve estar num recipiente próprio encaixado na garrafa.
Se for usar coador de pano, é melhor por o café na água, quando a mesma estiver fervendo. Cuidado para não derramar...

2 comentários:

  1. Sim, as fotografias são todas da minha autoria. Adoro fotografia.
    Pronuncia do norte é uma musica e, como aquela fotografia foi tirada no Porto, q se situa no norte de Portugal, daí "pronuncia do norte"

    ResponderExcluir
  2. Tomara que aquela adorável jovem veja esse post e retire a receita!! Café é essencial pra vida!

    ResponderExcluir