sábado, 23 de outubro de 2010

Tudo novo de novo... Assim é a história!!



Tenho uma teoria que diz que a história é apenas uma repetição.

Cada época reproduz fatos que ja ocorreram em outros tempos, mas, é claro, que no seu devido contexto de amadurecimento dos povos, tecnologia, Direito e tudo mais.

Assim é com a política.

A recente história política do Brasil nos mostra que na Ditadura Militar a Lei Falcão autorizou a existência de apenas 2 partidos políticos: de um lado apoiando os militares, havia o ARENA (Aliança renovadora Nacional) e do outro, representado a oposição, havia o MDB (movimento democrático brasileiro). Pelo contexto em que os partidos foram criados é facil concluir que a oposição, liderada pelo MDB, era controlada pelos militares. Daí perceber como a oposição era forte e livre!!

Graças a Deus esse bipertidarismo acabou e hoje existem mais de 2 partidos... quem tiver tempo pode contar pra ver quantos existem!

Porém, surge a minha teoria da repetição da história.

Atualmente, em meio ao emaranhado partidário, dois grandes partidos tomam conta do cenário político brasileiro: o PT (partidos do trabalhadores) e o PSDB (partido da social democracia brasileira). Desde que o primeiro tucano chegou ao poder, em 1994, esses dois partidos lutam de maneira violenta para conseguirem tomar o poder, enquanto que os outros 650 mil partidos apenas angariam uns mil e poucos votos.

Um pouco diferente da época do Regime Militar, pois agora existem mais partidos, hoje o que se vê é apenas duas legendas com força capaz de chegar à presidência, repetindo o que houve no Pais a poucas décadas atras.

No contexto atual, não vemos morte ou banimento da oposição, pois a briga é de outra forma (mas isso é café pra outra conspiração).

O que nos dá esperança é que uma luz no fim do túnel se acendeu, quer dizer uma planta nasceu, com o Partido Verde aparecendo e decidindo as eleições de 2010. A ex-candidata Marina mostrou que não veio so pra cumprir tabela, pois a quantidade de votos que o PV ganhou para a presidÊncia foi arrasadora. Isso fortalece a democracia e renova o debate.


Acredito que o PV, com seus ideiais ambientais, chegou para proteger a nossa fauna. Portanto as aves como os tucanos, papagaios e outras, podem voar tranquilo rumo ao céu, por que acredito que terão a ajuda dos partidários verdes.

Voa, passarinho voooa!!! MOstra pra esse povo que és um presidente... ops.. qr dizer... um rei!

Nenhum comentário:

Postar um comentário