sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Post Maquiavélico - resumo das eleições em Governador Valadares


Já li e-mails de palpiteiros eleitorais contendo análise do panorama político em Governador Valadares após as eleições. Escuto nos botequins diversos comentários sobre as consequências desse pleito sobre a futura eleição para prefeito na cidade. Li até que Eduardo Lages é um dos magos eleitorais valadarenses por ter conseguido eleger Hélio Gomes a Deputado Estadual. Bobagem! Com o dinheiro que foi gasto na campanha do Hélio Gomes dava para eleger dois Britos. Por falar em Brito, será que ele foi ao funeral do pai do Aécio Neves?
Bom, já que todo mundo está falando, aí vai minha singela análise.
Mourão eleito com aproximadamente 40 mil votos só em valadares reflete a insatisfação do eleitorado com o governo meia boca petista. Sim, mas indica a força que esse líder possui no município o que o capacita para postular o cargo de prefeito novamente em 2012.
Dr. Augusto Barbosa foi um fenômeno com uma votação expressiva dentro de Governador Valadares e cacifou também para a próxima. Ainda no grupo de oposição, tivemos uma votação tímida do candidato Darly Alves que está bem para a próxima também, porém para o cargo de Vereador... e olhe lá.
Dissidente, Paulinho Costa deu um tiro no pé! Sem apoio de lado algum deverá ser recepcionado pelo PT, pois esse partido não poderá recusar os mais absurdos apoios que eventualmente receber, porque vai precisar. Paulinho perdeu com uma mixuruca votação, seu paitrocinador perdeu também. Bateu tanto no Mourão que deverá estar fora do grupo oposicionista na próxima, aliás já está.
Júlio Avelar já está botando as asinhas de fora para tentar uma candidatura a prefeito
Brito teve menos votos agora que é vice-prefeito e teve apoio do Hélio Gomes e sua dinheirama, do que na eleição passada. Já está baqueando...
Jairo Lessa não representa muita coisa no cenário municipal. Sem o dinheiro qe gastou na campanhas, uma fortuna, não conseguiria ser eleito.
Cida Pereira não conseguiu manter a votação que o PT sempre teve em Governador Valadares para Deputado Estadual. Isso é reflexo do governo pestista como já dito. Leonardo Monteiro quase ficou de fora também. Ficou bem claro que o PT está em baixa em Governador Valadares por causa da gestão desastrosa de Elisa Costa.
Enfim, o caminho está livre para novas lideranças. O cenário está, também, bastante propício para o início de uma disputa acirrada entre Mourão e/ou Augusto Barbosa contra o derrubado PT. Deixe o povo falar!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário