segunda-feira, 1 de novembro de 2010

O povo tem o governo que merece!

Resultado do 2º Turno - Eleições 2010.

Maquiavelicamente gostaria de cumprimentar nossa futura presidente, Dilma Roussef. Primeira mulher que governará nosso país. Há quem pense o contrário, porém, controvérsias à parte, resta-me desejar-lhe sucesso, até mesmo porque o sucesso dela nos atinge diretamente.
Realmente, conforme ensinamentos maquiavélicos contidos em "O príncipe", o poder está alcance de todos, até mesmo daqueles que não tem experiência alguma em disputas eleitorais.
Dilma foi criada no aparelhamento estatal, não representa uma liderança obtida pela "virtu" termo bastante debatido no livro do cientista político florentino, Nicoló Maquiaveli. Lula, sim, é um fenômeno de liderança surgido com todos os méritos que se pode atribuir a um verdadeiro líder. Já Dilma, é uma liderança chamada "institucional", aquela que surge por determinação hieráquica, por imposição. No caso, o PT a faz líder. É forçoso reconhecer que possua uma certa experiência sim, mas em termos de chefiar o Executivo de um país como o Brasil, deverá empenhar muito para não deixar a peteca lulística cair.
Enquanto isso, fica a pergunta, quem virá na próxima pelo PSDB?? Aécio, Serra, Alckimin, FHC??
E no PT, Lula ou Dilma?
Enfim... cenas dos próximos capítulos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário