quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Só uma consulta...

Num desses dias estive com dois amigos em uma reunião de negócios e, como toda reunião de negócios, no final, tem sempre algumas piadinhas...
Veja a composição do grupo em que se deu a conversa: Um político (vereador, ex-policial militar), um dono de agência de publicidade, um pastor e eu (advogado).
O publicitário disse:
- Um amigo meu, médico ginecologista, estava numa feira e encontrou uma paciente que lhe cumprimentou toda sorridente e disse parecer uma obra de Deus tê-lo encontrado ali, pois estava com um coceirinha em "determinado local" e precisava de um remédio para livrá-la do infortúnio. Então o médico respondeu:
- Minha senhora, façamos o seguinte, aproveitemos que estamos na feira e pegue umas caixas de papelão e se deite no chão com as pernas abertas que já já a examinarei.
A mulher tomou um susto e disse:
- Que isso doutor, o senhor está doido?
O médico respondeu;
- Me desculpe minha senhora, estamos na feira e a senhora está querendo uma consulta...?? Ora, marque um horário que terei o maior prazer em atendê-la em meu consultorio...
Isso serve para ilustrar como médico sofre... aí o publicitário disse: Ainda bem que não sou médico...
Logo o pastor emendou:
- Não é só com médico que isso acontece. Eu estava jogando bola e alguns fiéis de minha igreja chegaram perto de mim alvoraçados pedindo que eu me encaminhasse à casa de uma senhora, pois o filho dela estava tomado pelo demônio. E eu disse que não atenderia, pois estava jogando bola. Tudo tem hora, uai... leve-o mais tarde à igreja que resolverei o problema.
Fiquei a pensar... Vida sofrida mesmo é a de advogado!! Ninguém procura um médico antes dele se formar nem um pastor enquanto está no seminário, mas basta você fazer sua matrícula no curso de direito que já no primeiro semestre já estão lhe consultando.
O pior que em qualquer lugar que chegue o advogado, tão logo é apresentado como tal, já vem o oportunista: "Ah, o senhor é advogado, não é? Então deve saber me responder uma pergunta..."
É sempre assim. Acham que advogado tem de saber tudo em todas as áreas..E são sempre os mesmos questonamentos:
- Meu marido não quer pagar pensão para o filho. Ele tem que dar 30 % do que recebe, né???
Gente, pelo amor de Deus. Faça uma propaganda na TV avisando o povo que não existe na lei esse percentual. Todo mundo diz:
- Mas a lei fala que é 30% que o marido tem que pagar de pensão... (que lei é essa??? .... Tão disseminada no senso comum...)
Todo mundo entende de lei hoje em dia. Todo mundo sabe que para fugir do flagrante a pessoa tem que fugir, pelo menos 24 horas, depois pode se entregar. DE ONDE TIRARAM ISSO?? Eita senso comum enraizado... Mas se você é advogado e fala que não tem nada disso, as pessoas te olham de soslaio e dizem: - Mas a lei não fala assim???
Primeiro a lei não fala!!! Segundo, se continuar do jeito que está, os comentários populares reiterados vão virar jurisprudência.
E tem mais.... você achava que tinha acabado??? Não.... tem aquela de que nenhum juiz tira da mãe a guarda de um filho. E o povo fala com tanta convicção que quase dá para acreditar que é assim.
Sei não... jornalista não precisa de diploma mais, daqui uns dias, advogado também não...
Para os clientes que gostam de consulta grátis, o Google tá aí...

Nenhum comentário:

Postar um comentário