sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Supremo no Youtube!!


Após longo período de estiagem de postagens, retornamos a pleno vapor. Conclamo aos caros colegas conspiradores a retornar às nossas atividades de produção de textos conspiratórios. Mas antes de retomar a produção, peço licença para reproduzir um texto que me chamou a atenção no blog que sigo: Contexto Político:


Política - Supremo é pioneiro no YouTube
A partir de ontem, o Supremo Tribunal Federal (STF) é a primeira corte máxima de um país a ter uma página oficial no YouTube - site que permite a seus usuários carregar e compartilhar vídeos em formato digital -, na internet. Já estão disponíveis, para serem acessados por qualquer cidadão, vídeos institucionais do STF e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), além de trechos de julgamentos e programas produzidos pela TV Justiça. No início da noite de ontem, o presidente do STF e do CNJ, ministro Gilmar Mendes, assinou um acordo de cooperação com a Google Inc, representada pelo diretor-geral do Google no Brasil, Alexandre Hohagen. Mendes iniciou as negociação com a empresa duas semanas depois que uma imagem captada pela TV Justiça causou constrangimento ao tribunal. Um bate-boca entre Mendes e o ministro Joaquim Barbosa ganhou destaque na imprensa e acabou no YouTube. A intenção do tribunal é aumentar gradativamente o conteúdo oferecido na internet para aproximar a Justiça do cidadão. "Daqui a pouco, teremos informações sobre a vara mais próxima do cidadão, a linha do ônibus que ele pode pegar para ter acesso a um órgão judicial", afirma Mendes.

Ao meu ver, essa é mais uma prova de que a internet democratiza o acesso à informação. Mais um motivo justificador da necessidade de normatização da utilização da internet. Os legisladores pátrios já acordaram para a questão da utilização da internet na propaganda eleitoral. Agora precisamos desenvolver as normas que timidamente já iniciaram a acolhida do veículo de comunicação nas eleições.

Um comentário: