quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Machado de Assis...e o triste fim de Matacavalos!!



Todos os que já leram alguma obra do gênio Machado de Assis não pode deixar de se apaixonar um pouco pela cidade do Rio de Janeiro. O autor, em todos os seus livros, fez questão de explicitar seu amor pela sua cidade natal, e esse amor é passado pra quem aprecia sua obra.
Quem já leu Dom Casmurro sabe muito bem o que é Matacavalos: a rua onde cresceram os dois jovens enamorados Bentinho a Capitu. Machado mais uma vez discorreu sobre o Rio de Janeiro de maneira amorosa, de forma que, quem lê, consegue imaginar as duas crianças correndo em meio às carruagens da época, quando ainda se podia fazer isso.
Porém, meus caros conspiradores, fico imaginando se o autor vivesse na nossa época. Será que poderia descrever o Rio de Janeiro do fim do seu século da mesma maneira que estamos descrevendo hoje?
Quando se fala em Rio vem a nossa mente Tropa de Elite, comandada pelo capitão Nascimento, violando todas as leis possíveis para manter a ordem nas favelas, ou a Cidade de Deus, onde a vida na favela é mostrada de maneira absurdamente real. Podemos afirmar sem medo que so ama o Rio quem é carioca de verdade.
Estão acabando com a Cidade Maravilhosa, e o pior de tudo é que as autoridades não estão nem aí pra o que ta acontecendo!!! Pelo contrário, estão fazendo as contas para o que vão gastar com as Olimpíadas de 2016. Já se falam em um montante de R$ 30.000.000.000 (contem pra ver se não faltou nenhum zero) (trinta bilhões).
Sou adepto da teoria de que você so pode levar alguém na sua casa se ela ta bem arrumada, o que não é o caso do Rio, nesse momento! Até helicóptero está sendo derrubado, tamanha é a violência que tomou conta daquilo. Na semana passada os traficantes pararam um carro, tiraram todas as pessoas que estavam nele e as FUZILARAM em plena rua da cidade. E a polícia disse que essas pessoas também eram bandidos! Talvez estavam tentando amenizar a situação.
Tento imaginar o porquê de ninguém fazer nada! Cadê a Constituição Federal que fala em intervenção da União nos Estados Federados? Coloquem essa p... dessa Lei Maior pra valer. Será que se alguns políticos resolverem fazer alguma coisa irão diminuir o seu lucro com o tráfico? Certamente! Por isso não fazem nada. Ao contrário, sentam em suas cadeiras e, como Fleury, comandam tudo por telefone, assim o Carandiru que se foda!
A mídia, que tem mecanismos pra tentar mudar, ao contrário mostram em suas novelas um Rio com praias e mulheres bonitas e Bossa nova, como se isso ainda existisse sozinho. A Globo sabe muito bem fazer isso.
Ah se Machado estivesse aqui pra ver. Tento imaginar o que escreveria.
Fiquem tranqüilos, pois também me incluo na picaretagem dos que não fazem nada pra tentar mudar!Café pra discutir sobre isso é o que não vai faltar. Dinheiro...ah esse vai, porque 30 bilhões serão gastos pra manterem os atletas estrangeiros bem confortáveis! E depois, os verdadeiros guerreiros atletas que moram naquela cidade (e a minha família esta toda la nesse momento), ficarão pra enfrentar a verdadeira olimpíada: tentar sobreviver no Rio 40 graus! Bentinho e Capitu que nos perdoem...

Um comentário: