sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Jardineiro

Não sei o nome desse Jardineiro. O observo há algum tempo. Moro no oitavo andar desde sempre e vejo, lá de cima, o comportamento do Jardineiro.
Ele rotineiramente cuida de plantas e frutas. A área não é muito grande, mas rica em fertilidade e natureza. O esforço do Jardineiro é grande: dá água a vegetação e adubo. Todas elas bem cuidadas.
Existe um arvore grande no meio do Jardim. Tronco forte, já recebeu muitas pancadas, intempéries da natureza. Na arvore existe um fruto lá em cima, no último galho, tão distante que o Jardineiro não consegue ver. Para não dizer que não tem algum contato com o fruto distante, não raramente o Jardineiro grita para ver se o fruto ouve.
Próximo a arvore existe um arbusto ou, para muitos, uma graxa, esse tipo de vegetação que serve, as vezes, de cerca viva. De longe, a graxa parece ser um vegetal que gosta de proteger as outras próximas a ela. É forte também, como a arvore do meio do Jardim. E alegre. O Jardineiro sempre diz isso.
Há umas sete semanas o Jardineiro perdeu sua arvore favorita: era um pinheiro. O pinheiro não era tão alto e não dava frutos, mas impunha pela sua presença, e todos as plantas do Jardim pareciam respeitá-la. Mas o pinheiro era solitário. Distante da arvore e do fruto lá em cima que tinha nesta. A graxa sempre foi distante e quem cuidava do pinheiro era o Jardineiro. Mas como eu disse, observo tudo, lá do oitavo andar, desde sempre. Foi uma chuva torrencial, uma tempestade, que durou quarenta minutos, que arrancou o pinheiro do Jardim. Desde então há um vazio no lugar do pinheiro. O Jardineiro decidiu não plantar nada.
E até abandonou outros vegetais dos quais cuidava há quatro meses. Um pequeno pomar, de novos frutos, dos mais diversos, ele deixou para um amigo, um outro Jardineiro. Este, transformou-se, então, em Jardineiro de Pequenos Pomares. De longe, como eu, o Jardineiro vê seu amigo cuidar do pequeno pomar que por algum tempo cultivou. O terreno era praticamente estéril e revolto. Mas ele semeou. Só não conseguiu colher os frutos. O cansaço tomou conta do Jardineiro. Isso aconteceu lá pelas três e meia da tarde.
Mas o Jardineiro não está sozinho. Ele cuida de uma outra planta há aproximadamente oito meses, quando plantou em seu jardim trazida de outra área vegetal, mais silvestre. Ela é frágil, delicada, e tem que ter muito cuidado ao dar água e adubo. Às vezes o Jardineiro esquece disso, e não cuida tão bem. Mas logo parece recordar do cuidado que deve ter e assim procede. Eu vejo tudo lá do oitavo andar.
A flor delicada fica de frente da arvore grande, e o pinheiro ficava próxima a ela. Para o Jardineiro, em seus pensamentos férteis, parecia que o pinheiro havia adotado a flor delicada, o que fazia o Jardineiro admirar ainda mais o pinheiro.
O Jardineiro não tem muitos amigos. São poucos. Mas o curioso é que todos eles também são Jardineiros. Parece algo misterioso ou uma simples coincidência. Eu sei que não é coincidência. Prefiro o misterioso.
Um dos amigos do Jardineiro é o Jardineiro de Um Pinheiro Só. Ele tinha também um pinheiro. Mas tinha só um pinheiro. Teimoso, não deixou em alguns momentos semear novos frutos. Mas a vida também não deixou que semeasse, pois, o pinheiro que tinha requeria de muitos cuidados. Também em uma chuva, um raio fulminante levou seu pinheiro. O Jardineiro de Um Pinheiro Só ainda cultiva seu jardim. Deita água em seu terreno. Mas não há mais pinheiro. Apenas terra.

Um comentário:

  1. Texto O Jardineiro é composto de quatro outros textos, a serem publicados semanalmente.

    ResponderExcluir