sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

um pouco de PODER para PODER fazer alguma coisa...





A questão do poder (não o verbo) é talvez uma das mais discutidas pelo homem. Este discute o poder e o busca das formas mais estranhas possíveis, seja passando por cima de alguém ou de si mesmo. Os animais também tem a sua parcela de fome de poder ao demarcar seu território e matar quantos de suas espécies forem possíveis (percebam ai certa semelhança entre os animais e o homem).


Muitos estudiosos ao longo dos séculos levantaram a questão do poder, principalmente porque durante muitas centenas de anos a igreja deteve o poder, sob a alegação de que Estado e Igreja confundiam-se na medida em que o poder sobre o Estado era dado por Deus.

De fato a Bíblia Sagrada diz que não há autoridade de não venha de Deus, como que recebendo um mandato das mãos do próprio Criador para governar o Estado.

Muitos eram contra tal acepção. Dentre eles destaca-se Maquiavel, que dizia que o poder era acessível a todos.

Em sua famosa obra "O príncipe", Maquiavel diz que há várias formas de se chegar ao poder, não importa se a forma é lícita ou não. Cita, inclusive, o caso de Agátocles que chega ao poder mandando matar todos os comandantes dar forças armadas, políticos poderosos e outra galera que se opunha a ele.

Há quem só é conhecido ao conhecer o poder, por isso o príncipe disse: "Quer conhecer um homem dê-lhe poder."

Hoje tomamos o palavra "maquiavélica" para denotar algo cruel, sem coração, sanguinário. Sentido totalmente equivocado, uma vez que Maquiavel tratou de assuntos totalmente dentro da realidade dele, quanto do nosso contexto hoje.

De qualquer forma, Estado e Igreja hoje encontram-se em posicões diametralmente opostas, de maneira que um não pode dar pitaco na tividade do outro a ponto de atrapalhar sua caminhada. Porém isso não quer dizer que quem está lá não recebeu um mandato de Alguém, antes do povo escolhê-lo como governante. O que se pode dizer é que formalmente não há mais compatibilidade da atividade teológica e a estatal.

Mas mesmo assim todo mundo ainda precisa de poder para poder fazer alguma coisa... mesmo que seja um simples café... servidos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário