sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

A educação é o melhor caminho!!




Super interessante a notícia q li recentemente: Fernandinho Beira-Mar deve fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em janeiro de 2010.

Muitos podem ter achado absurdo isso, afinal ele é um condenado. "Isso é zombar do Estado", proclamam outros. Mas opiniões como essas chovem ao lerem esse tipo de notícia talvez pelo fato de ja termos o estereótipo do condenado no Brasil: vagabundo como esse não tem conserto, esse ja era, nem o Estado é capaz de ressocializá-lo!

Não quero fazer o mesmo tipo de julgamento, nem, tampouco, dizer o contrário, afinal uma análise muito mais profunda ha de ser feita: qual será o verdadeiro objetivo dos encarcerados se submeterem a exames como esse? Talvez demonstrar bom comportamento a fim de conseguir uma progressão de regime ou querem mesmo mudar. Em qualquer dos casos seria necessário verificar a mente do cidadão. O que não cabe a nós fazer.

Chamaremos a psicologia e matérias afins para nos ajudar, pois perpassa à possibilidade do homem comum. Mas será que os estudos conseguem mesmo detectar esse sentimento de engano ou demonostração de mudança?


Enquanto trabalham com possibilidades, chamo aqui a mente de Davi, inspirada por Deus, que apresenta fato concreto ao escrever no Salmo 139: "Senhor Tu me sondas e me conheces.. conhece os meus pensamentos..vê se ha em mim algum caminho mal e guia-me pelo Caminho Eterno."

Ao lado dessa passagem, o mesmo Davi escreve: "A tua Lei é perfeita e restaura a alma. O testemunho do Senhor é fiel e dá sabedoria ao símplices".

O que quero dizer é que não podemos julgar baseados em nossos estereótipos. O que cabe a nós e conceder àqueles que querem a possibilidade de reinserção. O que cabe ao oculto, deixe o Único capaz de visitar o oculto resolver.

O que tenho que fazer é esquentar um pouco de café, pois essa notícia merece. Espero realmente que esse cidadãos falam uma boa prova, afinal o Brasil é um País de todos!
Ah...ops: qualquer semelhança é mera coincidência!

Nenhum comentário:

Postar um comentário