sexta-feira, 31 de julho de 2009

Eu nem gosto de Política!!!

Amigos, para que serve a tal da política? Quem inventou deve morrer... responderiam alguns. Muitos de meus alunos na faculdade torcem o nariz e só enxergam o lado podre da política, sem se lembrar que existe um lado que é muito pior. Brincadeira!
Existe o lado ruim da política, mas existe um lado que é.... sei lá....
Vai ai um texto de Bertold Brecht que gosto muito:

O ANALFABETO POLÍTICO

O pior analfabeto
É o analfabeto político,
Ele não ouve, não fala,

Nem participa dos acontecimentos políticos.
Ele não sabe o custo da vida,
O preço do feijão, do peixe, da farinha,
Do aluguel, do sapato e do remédio
Dependem das decisões políticas.

O analfabeto político
É tão burro que se orgulha
E estufa o peito dizendo
Que odeia a política.

Não sabe o imbecil que,
da sua ignorância política
Nasce a prostituta, o menor abandonado,
E o pior de todos os
Que é o político vigarista,
Pilantra, corrupto e lacaio

Das empresas nacionais e multinacionais.

Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política
Nasce a prostituta, o menor abandonado,

E o pior de todos os bandidos,

Que é o político vigarista,

Pilantra, corrupto e lacaio

Das empresas nacionais e multinacionais.


Bom, a reflexão fica por conta de vocês, porque já está muito tarde para falar de política e eu odeio política..r.s..r.s.. .... Eu e a Mulalisa!!

quinta-feira, 30 de julho de 2009

ASES INDOMÁVEIS


Fico impressionado com a criatividade humana. Já ouvimos várias histórias de mulheres que são pegas em flagrante tentando entrar com celulares e outros utensílios nos presídios pra tornar seus companheiros mais ligados no mundo que os cerca. A mesma tentativa se dava com bolos e pratos bem recheados. Porém a polícia tem ficado esperta e conseguiu acabar “fechar” a maioria dos caminhos que já foram usados. Mas como brasileiro da jeito pra tudo...
Vi uma reportagem no site http://www.globo.com/ que me deixou impressionado:
Um pombo foi encontrado sobrevoando um presídio no Rio Grande do Sul. Ate ai tudo bem, não fosse o desfecho da oração: com carregador e uma bateria de celular atrelada ao corpo! Certamente aquilo não era alimento para os seus filhotes, que precisam muito de energia, mas não desse tipo.
Ainda bem que assim como a prática dos pombos-correio está sendo novamente implantada, como um sinal de nostalgia, aqueles que se divertem tentando acertar as pobres aves também voltaram, pois a coitada da ave, que não tinha culpa direta no ilícito, foi abatida por alguém ainda desconhecido. O bom é que ela só teve ferimento nas asas. Agora me pergunto: a ave caiu a alguns metros do presídio, portanto será que a intenção era que ela caísse dentro do estabelecimento carcerário? Num sei...só sei que foi assim!
Referi-se acima a “ilícito”, porém vasculhando o nosso Código Penal, não vi nenhuma pena relativa às aves que tentarem levar esse tipo de encomenda à população carcerária. O máximo que vi, e não foi em proteção à coitada da ave por se tratar de um animal, é que tentativa de homicídio era crime.Opa, uma boa notícia: a ave foi operada e passa bem. Todavia os médicos disseram que nunca trataram de um caso assim. Ainda bem!!

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Cacildes!!! 15 anos sem Mussum!!!

Mumu da mangueira foi-se em 29 de julho de 1994!!!

E você que tá aí dizendo, todo orgulhoso: "Não é da minha época!!!" - pensa que é vantagem??? Tá completamente enganado! Você perdeu a "oportunidadezis" de conhecer um dos mais carismáticos comediantes brasileiros.
Então, vai aí uma bateria de imagens pra lembrar ::::





Maquiavel saudosista!!!

terça-feira, 28 de julho de 2009

DIRETAS JÁ!!!


Todos os dias tomamos conhecimento de mais uma notícia que deveria gerar repulsa no povo brasileiro. Assim como foi feito com Fernando Collor, os cidadãos deveriam ir às ruas exigindo providências em relação aos escândalos no Senado. Até acredito que estamos mais preocupados em saber se a população hondurenha vai às ruas manifestar contra o Golpe de Estado que retirou Zelaya do controle do país. Se os hondurenhos forem às ruas lutar pela democracia, talvez lutemos pela honestidade e probidade no Senado Brasileiro.
Hoje foi noticiado no sítio eletrônico da FOLHA que a neta de Sarney trabalhava no Superior Tribunal de Justiça, ocupando um cargo de confiança no gabinete da Presidência do referido órgão e tinha um salário de mais de R$ 6.000,00 (seis mil reais).
Mas "Sarneta" também não pode ser considerada uma pessoa comum, já que teve suas diárias de duas viagens internacionais (EUA e Autrália) pagas com dinheiro público e foi homenageada pelo Presidente do Superior Tribunal de Justiça, Edson Vidigal, sendo que foi considerada uma servidora com "elevado espírito público, competência, presteza e iniciativa".
Edson Vidigal, em seu blog, afirma que:
O Poderoso Chefão não percebe que está com prazo de validade vencido.
Provavelmente, quando o Poderoso chefão estava dentro do prazo de validade ele serviu para muitas coisas boas, a exemplo da nomeação do próprio Edson Vidigal que foi levada a termo pelo próprio Sarney, conforme relata a Folha:
Maria Beatriz foi nomeada pelo então presidente do STJ, Edson Vidigal. Hoje inimigo político dos Sarney, Vidigal foi nomeado pelo antigo aliado.
Edson Vidigal, desde o seu tempo de STJ sempre gostou muito de aparecer, o sítio eletrônico do STJ sua imagem em inúmeras fotos realmente me fizeram esquecer temporariamente que a administração pública deve ter seus atos pautados pelo princípio da impessoalidade. Mas impessoalidade realmente não era o forte nem de Sarney nem de Vidigal que, ao que parece, retribuiu eventual favor devido a Sarney, quando este ainda não havia perecido em razão de seu prazo de validade, nomeando a "Sarneta" para o cargo acima referido.
Com seu blog em funcionamento, Vidigal deve se lançar na carreira política... quem sabe não irá para o Senado?
VERGONHA... nada mais retrata o sentimento que a cada dia os brasileiros estão sendo compelidos a introjetar. Mas enquanto o Senado está blindado por Lula, essa vergonha ainda não atingiu os parlamentares que continuam, sem vergonha, a atuar em favor de uma minoria e não em benefício daqueles que lhes outorgaram o mandato.
Collor caiu, mas Sarney ainda não cai do "collor" de Lula. Até quando o povo brasileiro assistirá esso filme de Hobin Lula que tira da classe média e dá 80% aos ricos e aos 20% restantes em bolsa família ao pobres? Deixemos passar o episódio de Honduras primeiro, que está mais interessante. Essa roubalheira no Brasil já faz parte de nossa cultura... e pra que mudar? Já estamos acostumados mesmo, né? Definitivamente, NÃO!!! Façamos algo, nem que seja votar bem na próxima eleição!!!
Sarney está resistindo tempo demais, mas também ninguém fala para ele que ele tem que sair. Alguns sugerem daqui, outros aconselham dali, mas ninguém fala de forma direta: "SAI SARNEY!"
Por isso, inicio uma moção para acabar com as indiretas para o Sarney... DIRETAS JÁ!!! Vamos dar uma DIRETA para o SARNEY. Com todo respeito, lógico, pois ele não é uma pessoa comum. Então devemos pedir com muito carinho, cautela e urbanidade:

Excelentíssimo Senhor Senador da República Federativa do Brasil, em que pese Vossa Simpatia, seu prazo está vencido, junte sua "Sarneta", o "Sarnamorado dela" e demais "Sarfamiliares" e desocupe a vaga que ocupa no Senado.
O pior é que ele dará uma risadinha e dirá:

Se é COM os bens de todos e com o apoio da popularidade geral de Lula, diga-lhes que FICO!!!

segunda-feira, 27 de julho de 2009

De onde vim e para onde vou???

Inicio o debate com uma transcrição de um trecho de : "Alice no país das maravilhas":


-Você poderia me dizer , por favor, por que caminho eu consigo sair daqui? - perguntou Alice.
-Isso depende bastante de onde você vai querer chegar - disse o Gato.
-Não me importa muito onde... - respondeu Alice.
- Então não importa que caminho seguir - disse o Gato.
(Lewis Carroll)
A vida é efêmera e muitos de nós não nos damos conta disso a tempo. Viver não é passar pela vida, mas sim um conjunto de ações coordenadas, ou não, que nos lançam na construção de nossa história. Para alguns, essa história é única e sem chance de retorno. Para outros, nossa existência é feita de capítulos, escritos e reescritos a cada reencarnação.
Independentemente de termos ou não outra chance de redigir o capítulo, devemos nos ater a escrever este capítulo da melhor forma possível.
Muitos vivem como num conto de fadas e apenas existem e nada constroem a não ser o seu mundo particular.
Se a vida tem algum sentido, onde estará ele? A resposta está em nós, creio eu... Depende de onde queremos chegar.
Por diversas vezes tivemos de fazer uma opção. E, de fato, a tomada de decisões não é nada muito fácil, dependendo das consequências da escolha.
Se podemos escolher entre um sorvete de chocolate e um de morango, a única consequência que me importo em arcar é com as gordurinhas que essa escolha fatalmente irá me render...rs.rs..r..s Mas quando temos que escolher nossa profissão, por exemplo, o direcionamento de nossa vida está necessariamente atrelado àquela escolha, pelo menos num primeiro momento, posto que podemos trocar de profissão.
Quando escolho quem vai ser meu amigo no orkut, sei que esse novo amigo vai poder ver minhas fotos e escrever scraps... Tem gente que não merece e, normalmente, não aceito pessoas com quem não tenha um mínimo de contato. Pessoas desconhecidas, jamais!!! Jamais deixo de avaliar se essa pessoa desconhecida poderá vir a ser um futuro amigo.r..s..r.s...
Bom, o que importa é que precisamos ser mais objetivos e deixar as ideias se transformarem em algo concreto. Não sei se é possível alguem ter mais ideias boas que as que eu tenho todos os dias, mas que existe alguém que as coloca em prática com mais frequência que eu, não tenho dúvida.
No meu msn já adotei uma frase de John Lennon que diz o seguinte:

A vida é aquilo que acontece enquanto você está planejado o futuro.
(John Lennon)

Devemos deixar alguns pensamentos nossos tomarem asas e se transformarem em realidade. Isso basta? Bastaria se acontecesse assim, mas precisamos agir para que a realidade englobe ou recepcione nossos planos. Devemos, pois, arriscar, ousar? Sim... é isso que falta à maioria das pessoas. O medo de arriscar e de ser bem sucedido... O medo só ser torna real quando ganha nome. Se tenho medo de um leão, posso dizer de que tenho medo de leão. Agora quando tenho um medo do desconhecido, daquilo que pode vir a me acontecer se eu arriscar uma atitude mais ousada, visando algo de muito bom, acredito que estamos diante da covardia. A covardia é algo que para que possamos amenizar a sua rotulação a chamamos de medo, apenas para ficar mais cômoda a justificativa da ausência de ação em determinada situação.
Nesse caso o medo/covardia é responsável por grande parte dos nossos insucessos. Se sei onde pretendo chegar, se tenho planos, o que devo fazer para atingí-los?? Esperar, pois o tempo resolve tudo??? Resolve... resolve que ganharemos presentes de nossos amigos em nossos aniversários, resolve que na semana que vem choverá ou não... resolve ainda que nossos aluguéis irão vencer, nossas contas bancárias serão surrupiadas pelos bancos em alguns reais pelas taxas de expediente. E nós, o que resolvemos???? Resolvemos esperar o tempo? Ou resolvemos que o utilizaremos para viver melhor e tentar realizar alguns sonhos.
Se resolvo que vou procurar uma pessoa bacana para passar alguns dias da minha existência com ela, não devo ficar esperando que apareça... O tempo pode até se encarregar disso, mas se não o fizer??? Até quando devo esperar?? E se uma pessoa que você julgasse bacana te deixar inesperadamente, o tempo vai trazê-la de volta??? Existem algumas que até arriscamos esperar..rs..r..s. umas duas semanas no máximo...r.s..r.s.. Mas se passar desse tempo, talvez o tempo já tenha cumprido o seu papel. Mais uma frase de John Lennon se aplica aqui:

Amo a liberdade, por isso deixo as coisas que amo livres. Se elas voltarem é porque as conquistei. Se não voltarem é porque nunca as possuí.
(John Lennon)


Por outro lado, existem pessoas que passam por nossas vidas e que, quando saem, imaginamos que o Tempo foi sacana, pois poderia ter levado a mais tempo para outro caminho que o Gato da Alice a tivesse indicado e que não faria falta...r.s.r..s. Mas a até nisso o Tempo se encarrega de deixar sua marca com uma experiência que nos serve de apredizado, vulgarmente denominada "perda de tempo".

Todas as vezes que se discute o ser humano e seu comportamento lembro-me de uma figura que por vezes me fez contestar a genialidade de Leonardo da Vinci:


Ao ver essa imagem sempre me perguntei por que ele não terminou o desenho. Esse cara estava fazendo polichinelo e o Leonardo não quis terminar o exercício, pois as mãos fechadas sobre a cabeça saíriam do quadrado e não daria para completar o desenho de forma perfeita aos olhos da matemática. O desenho é, vez em quando, utilizado para demonstrar a simetria do corpo humano e, por alguns, para justificar a eventual simetria do universo. Será que se depreende isso tudo do desenho??? Ah.... eu não entendo muito de desenho mesmo..rs..r.s. Mas que o cara estava num polichinelo, estava...

Por fim, encerro minhas ilações conspiratórias, aproveitando o ensejo, já que falei do tempo, para agradecer ao Conspirador Voltaire por ter me feito refletir, quando criança, sobre inúmeros temas sobre os quais não se aprende nos bancos das escolas e nas rodas de amigos.
Tive o prazer de apreciar uma exposição de Salvador Dali em Belo Horizonte ao lado do Conspirador Voltaire, em que a reflexão sobre o tempo foi ainda mais aguçada diante da famosa criação do pintor espanhol:


Quadro: "A persistência da memória"

Fica, pois, a ilação!!! Muitas coisas merecem ser lembradas, outras o tempo se encarrega de apagar. Mas esse mesmo tempo é carrasco e nos estabelece limites para que possamos escrever nosso capítulo atual. Escreva com vigor. Faça as coisas acontecer, não espere que o tempo faça por você. Ele é seu amigo e inimigo ao mesmo tempo!!! Se o tempo é amigo é seu amigo e inimigo ao mesmo amigo? Ah... esqueça as construções fraseais que poderiam advir da assertiva acima... você perderá tempo... ou perderá amigos?? Amigos que ainda não conhece? Viva intensamente... Carpe Diem...

Maquiavel Hibernado


Prezados amigos conspiradores,


Peço desculpas pelo longo período de estiagem cerebral. Mas, em virtude de influência de amigos, como o Tião (vulgo Mário Henrique), frequentei festas nas cidades do interior, como nunca antes na história desse conspirador. São Félix de Minas foi pequena na sexta-feira retrasada no Show de Zé Ramalho (Grande Conspirador) e sexta passada em Itabirinha, César Menotti e Fabiano, igualmente ultrapassamos seus limites geográficos. Sendo que entre uma viagem e outra, estive ali em São Paulo e BH, e quase fui ao Rio de Janeiro com o Tião a trabalho, mas não foi preciso.

De forma que necessitei recompor minhas energias numa longa e proveitosa hibernada. Isso rendeu meu distanciamento do computador, razão pela qual não foi possível postar mais nada. Doravante retorno às atividades normais, ainda com um pouco de sono.

Suzane von Richthofen: Impunidade!! Será?

Esse fim de semana, em um dos raros momentos em que perco meu tempo com televisão, estava tomando meu valiosíssimo café e vi uma reportagem sobre a famosa e um pouco esquecida Suzane von Richthofen. Pelo que pude perceber, os advogados pediram uma progressão de regime prisional para o semiaberto, isso significa que ela poderá sair durante o dia e voltar para a prisão à noite.
Mas o que me impressionou não foi o pedido dos advogados, mas a forma como o apresentador conduziu a reportagem (agora me vem à mente se esse senhor tem diploma de jornalista. Acho difícil!). Em meio a berros de “isso é lamentável”, “tenho certeza que o juiz e o promotor irão pesar a caneta”, “ela não pode ficar impune”, o “sábio” homem se achava no direito de se meter no papel daqueles aplicadores do direito, podendo dizer o que é legalmente certo . Ora caros conspiradores, não quero me fazer um defensor, tampouco um acusador dessa menina, mas o que me revolta é que algumas pessoas que têm o microfone na mão usam disso pra alienar as pessoas inculcando nelas opiniões sem nenhuma análise técnica, pois tenho certeza que, se o parecer do promotor for favorável à progressão de regime, ele será duramente criticado, não por estar fazendo algo para o qual foi contratado (promover a justiça, caso ache que ela está em condições de ser solta), mas por não estar fazendo a vontade de alguém que acha que pode resolver as coisas na base do emocionalismo, ou seja deixar de conceder um direito a que se ache nas condições para tal!Quero ver o desfecho desse episódio, e poder olhar para a CARA daquele senhor em qualquer dos finais: ela ter a progressão de regime ou não. Se eu pudesse, queria ter a oportunidade de pedir a ele que voltasse para a faculdade, embora isso não seja mais necessário, pois tenho certeza que lá não é a parcialidade que é ensinado aos alunos quando forem fazer reportagens. Enquanto isso vou ali preparar mais um pouco de café.

Um texto e um trecho: Aurora.

Hoje vou postar algo diferente de notícias, acontecimentos, filosofias e futebol. Trouxe a vocês um trecho de um texto para iniciarmos uma leitura sobre obras literárias. Ler é um exercício para a mente, para o espírito e faz bem a saúde mental. A leitura faz descobrir novos mundos inseridos em diversas histórias de vida, as vezes do autor, as vezes imaginárias. No entanto, a leitura abre novos horizontes em nossas experiências, nos tornam, segundo alguns, mais pacientes, enfim, nos transformam em seres humanos melhores. Assim, a partir de hoje, trarei alguns trechos de obras universais para deleitarmos com o sublime de cada texto e, principalmente, a importância de cada obra.

Fiquem em paz e boa leitura.

Por Edmond Dantes.

Aurora

"A aurora descia mansamente por detrás das colinas. As ondas do mar vinham e voltavam num mesmo tom, como essa música que ouço agora, há tempos. O sol não deixa de prestar seus tributos nem por um segundo. As águas continuam com o objetivo de dar vida a este já velho mundo. As leis da natureza são irrevogáveis. Uma nuvem passa. Outra em seguida já lhe vem trazer a sombra. Os homens caminham por estradas que não sabem onde vão chegar. Acreditam sempre no final feliz de todas as coisas. Não crêem em hecatombes, tragédias. Lutam corajosamente em batalhas já perdidas. O sangue se derrama...
Ainda se derrama.
Hoje o dia amanheceu. Em toda parte se vê os mesmos atos. Coturnos engraxados, baionetas afiadas, crianças chorando pela primeira vez. É a vida. E você, onde está agora?
Quando ouço essa música lembro de você. Por quanto tempo chorei a sua ausência?
Tantas lágrimas.
Com o tempo foi se embora os meus amigos, minha prestigiada profissão, juntamente com os privilégios que ela tributava. Meus ideais foram sumindo como as areias se vão pelos ventos de todo o dia. Não percebi. Mas eu te amava.
E foi isso que nunca se foi. Ainda continua no lugar de sempre. Tudo já se foi. Menos minhas lembranças por você. Eu te amo!
Eu não deveria fazer mais nada em minha vida a não ser prestar meus serviços ao meu coração. Tolice! Dizia Machado de Assis que a paixão é um corcel selvagem. Não o sei. Não o sei se o corcel selvagem é tão sábio a ponto de ser a realização do amor ou, a vida embrutecida de todos os tempos ser esse cavalo indomável.
Para sempre eu te amarei. Minha alma é constituída dos mais puros pedaços de paixão. Coisas da juventude? Não! São coisas de um coração que não vive mais congelado. Eu te amo. Onde você está?
A aurora descia mansamente por detrás das colinas. E eu desejo todos os dias lhe ver novamente. Um dia... um momento. Eu te amo.
Eu te amo!
Nesse momento sou tomado pela mais louca energia que se pode dar a um espírito.
Sonho...
Os campos ainda são verdes. Lá fora, no dia normal de todo o dia, as pessoas procuram por coisas que não possuem nenhum sentido. E elas não o sabem. Eu estou sentado, de frente a uma paisagem. E ela é paradisíaca. Não é o mar calmo no fim de uma tarde de verão, muito menos a noite de uma lua tão apaixonada quanto o primeiro dia de um casal. Não o é... não é um oásis ou a riqueza de um faraó. É você em meus sonhos. Estendo minhas mãos a suas e, num toque, danço com você aquela mesma música que vem tocando meu coração. Eu te amo.
Aperto mais minhas pálpebras para não acordar dessa embriaguez. Os deuses ainda me forçam a dormir e, sabendo em meus sonhos que acordaria, lhe dou um beijo. Acordo. E o que eu vejo é mais uma lembrança dessa minha paixão idílica. Onde você está?
Eu te amo....

Anônimo."

terça-feira, 21 de julho de 2009

40 anos do homem na Lua.

Há 40 anos atrás o homem dava um pequeno passo e a humanidade dava um grande salto. A célebre frase foi pronunciada pelo astronauta Neil Armstrong no dia 20 de julho de 1969, em solo lunar, em expedição da NASA, a agência espacial norte-americana.
Este grande feito da humanidade foi revestido de alguns símbolos até hoje não esclarecidos na História. O contexto em que se vivia o mundo em 1969 era da guerra-fria entre Estados Unidos, defendendo o capitalismo, e a União Soviética, defendendo o socialismo. Muito antes, em 1961, os soviéticos enviaram ao espaço a primeira expedição tripulada com humanos. Na nave Vostok, Iúri Gagárin pronunciou a também célebre frase: “a terra é azul”.
Quem conseguisse navegar no espaço sideral e conquistar terras nunca antes exploradas conseguiria vender, ao mundo, o pacote ideológico dos ismos vigentes. Chegar a Lua não era apenas um feito científico mas, como diria meu amigo e conspirador Maquiavel, era uma necessidade política, estratégica e ideológica. Na foi a toa que milhões de pessoas, em todo o mundo, assistiram aos 15 (quinze) minutos de exibição dos americanos fincando sua bandeira em terreno lunar.
Ainda assim, a busca pela conquista do espaço é algo que intriga todos os seres humanos, independentemente da bandeira a ser fincada em solo alienígena. Esta solidão terráquea, que nos deixam afastados de tudo no universo e seu infinito, impulsa o conhecimento humano a desvendar as fronteiras do cosmos e aproximar daquilo que é a origem de todas as coisas: Deus. Mas, a sensação que eu tenho é a pequenez do universo diante do Criador e a nossa diante de tudo. Imaginar que somos um grão de areia diante da imensidão imensurável do universo é tentar compreender a razão de estarmos presos aqui nesta ilha denominada planeta Terra. Se Deus é infinito e eu, como ser humano, limitado a minha existência, me diluo em sua infinitude e já não sou eu mais, mas Ele.
Enfim, minha razão já se esvaece e não entende mais a linguagem própria para definir alguns conceitos necessários para a compreensão de Deus e o Universo. Mas, clamo a ti, Senhor, que me dê sabedoria para entender o quanto pequeno sou e, talvez na minha pequenez, consiga compreender o mistério que é Ti, e, assim, sair da minha ignorância e entrar na iluminação do Teu conhecimento e entender o que vem a ser tudo isso aqui.
Neste dia não assistirei mais aos 40 (quarenta) anos do ser humano no espaço.
Fiquem em paz.

Por Edmond Dantes.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Maquiavel em São Paulo... Voo 7650.. Ironia do "destino a Buenos Aires".



Não bastasse a derrota do Cruzeiro para os Hermanos argentinos vivi a aflição de viajar para São Paulo com uma galera argentina. Só do meu lado vieram duas argentinas, o que não foi de todo mal. O melhor é que não pareciam gripadas. No avião, inúmeras pessoas com máscaras e eu só pensando nos noticiários que assisti e que informavam que a Argentina já possuía um alto índice de casos confirmados de gripe suína.
O que fazer diante da situação? Lembrei da Marta Suplicy e relaxei. Se a gripe fosse bovina era só tomar depois um "BOInegrippe", mas o problema é que como a ameaça é suína ainda não descobri um remédio que pudesse me salvar, já que como brasileiro, certamente iria a uma farmácia para me automedicar..rsr.s..
De qualquer forma, amanhã terei um encontro maquiavélico no Consulado Americano para saber que Maquiavel continua sua saga de viagens..r.s.r.s.. abraço a todos e depois conto o que ocorreu...

domingo, 19 de julho de 2009

Novo Conspirador


Cheguei para conspirar e tomar café!!!

Sarcasmo

Ai está uma bela imagem do "politico brasileiro" e o povo !!!

sexta-feira, 17 de julho de 2009

O DOM SUPREMO!!

Caros visitantes e seguidores deste blog,
Quero pedir licença a vocês e a meus companheiros conspiradores para escrever, não sobre política, ou esporte, ou filosofia, ou moda, ou qualquer outra coisa que exija reflexão técnica, ainda que mínima. Mas quero me atrever a falar sobre o amor.
A minha tenra idade não me permite fazer comentários empíricos (embora eu negue o empirismo como forma de obter conhecimento...ops..deixo a filosofia de lado) sobre o amor. Porem o amor foge a qualquer idade. Ele é velho. É bonito. É feio. É fora de moda.
Rui Barbosa foi um dos advogados mais brilhantes que já passaram por esse mundo. E, por esta razão, ele é chamado de “o patrono dos advogados brasileiros”. Certa vez foi pedido a ele que escrevesse sobre o amor. Então ele respondeu (permitam-me apenas parafrasear sua resposta): escrever sobre o amor? Depois que o apostolo Paulo escrever o capítulo 13 da sua primeira carta aos Coríntios, homem algum jamais deveria se atrever a escrever coisa alguma sobre o amor novamente.
Essa passagem é realmente completa.
Acredito que o amor precisa de 3 coisas:
AÇÃO. Se você se aventurar a ler este trecho das Escrituras vai perceber que fala que ação sem amor de nada vale, mas amor sem ação é o mesmo que dar vida a algo e não nutri-lo. Existe uma concepção de amor que o chama de “ágape”. O amor da decisão. Determinado escrito disse: “amor ágape. Tem menos a ver com um afeto, mais a ver com uma DECISÃO. Tem menos a ver com um sentimento, mais a ver com uma AÇÃO.” Ou seja, você deve decidir amar. É assim nos relacionamentos. Algumas vezes nos envolvemos com alguém sem amá-lo inicialmente, mas resolve ficar com e decide amá-la. Isso faz nascer o ágape. E a hora dessa decisão é agora.
RENÚNCIA. Definir suas prioridades é importante. E quando você resolve priorizar umas coisas acaba por renunciar outras. Veja que há uma diferença gritante entre renunciar e abandonar. Por exemplo: vou renunciar um pouco a companhia dos amigos para ter mais tempo com meu amor. Não abandonei a companhia deles, mas priorizei mais meu amor. É isso é essencial, pois para amar precisamos de:
TEMPO. De quanto tempo você dispõe por dia para dedicar ao seu amor? 5 minutos? É tudo que você tem, pois sua rotina te aperta? E mesmo depois de renunciar a, por exemplo, 5 minutos do seu estudo ou trabalho lhe sobrou isso? Se for tudo o que você tem, esse é o seu melhor. Então dedique ao seu amor. Ele merece. Mas será que não da pra fazer um pouco melhor? É só tentar!! Mas ele ta longe? Tipo na casa dele ou no trabalho, ou na faculdade? Perdoe-me, mas a tecnologia não permite mais tanta distância. Ligue! Deixe um scrap! Manda uma mensagem no seu celular! Ta sem crédito? Vai uma dica: http://www.torpedogratis.net/ ( meu amor me ensinou isso!! Rsrs). Enfim...se você realmente quer amar...então se vira!! Ele(a) é seu amor e ninguém pode chegar perto dele(a)! lembre-se: você decidiu amá-lo! Então: mexa-se, renuncie e tenha tempo!!
Seja como disse o poeta de tudo atento ao seu amor. Antes e com tal zelo e sempre e tanto, que mesmo em face do maior encanto, dele se encante mais ainda...que seja infinito enquanto durar!

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Atleticanos coloridos e felizes.

Tendo em vista a postagem anterior, deve-se restabelecer algumas verdades. Inicialmente, cumpre estender os cumprimentos aos atleticanos pela vitória dos argentinos. Há muito o Atlético não sabe o que é um título e, por essa razão, contentam-se a festejar uma liderança efêmera no Campeonato Brasileiro e títulos conquistados por outros clubes. Ah, só a título de esclarecimento, a liderança atleticana foi perdida ontem.
Independentemente de tudo, vale dizer que deve ser realmente muito bom ser atleticano. Ao que tudo indica a torcida possui um grande flexibilidade para escolha de times subsidiários. Explico.
Torce para o Atlético é tão simples que o clube foi capaz de arregimentar um grande contingente de torcedores, mesmo sem, nos 15 últimos anos, ter realizado grandes conquistas.
O Hino do clube destaca o ideal do clube: "Vencer, vencer, vencer... esse é o nosso ideal!!!" (Mesmo que para vencer tenham que utilizar outros clubes, como no caso de ontem, o Estudiantes da amada Argentina)
E existe uma grande diferença entre o que é o ideal e a realidade. A realidade dos atleticanos foi sendo minada na Libertadores quando, de forma CAMaleônica, foram mudando de time, conforme o Cruzeiro os enfrentava no referido campeonato. Torceram para o São Paulo, para o Grêmio e agora são torcedores do Estudiantes.
A comemoração do CENTEnada, aliás, Centenário do Atlético foi um fato marcante na história do clube. Elaboraram marcas com o nº 100. Mas deveriam ter utilizado também a logomarca com a palavra SEM... que nem vale a pena repetir seu significado.
Mas os fins justificam os meios. O fim é derrotar o cruzeiro, o meio é se valer de outro time, porque para ganhar do cruzeiro, o atlético tem que dar sorte de enfrentar o time das categorias de base do cruzeiro.
Assim, como um CAMaleão, os atleticanos se tornam, São Paulinos, Gremistas, Estudiantinos, e por aí vai...
Foi deveras muito engraçado a confusão que houve entre os atleticanos quando o cruzeiro perdeu para o Grêmio de Barueri. Todos os Atleticanos se tornaram torcedores do Grêmio de Barueri, porém, perderam a identidade quando o Grêmio de Barueri ganhou do Atlético e os atleticanos ainda ficaram felizes porque a maioria deles continuava torcendo para o Grêmio de Barueri, não haviam voltado ainda a torcer para o Atlético.
VIVA A FLEXIBILIDADE ATLETICANA -- GALO TOTAL FLEX!!!

Nunca más flojo tan de combate (versão em espanhol).

En la noche de ayer un espectáculo sucedió en los céspedes de Minas Gerais. Uno vivió las páginas heroicas profundamente inmortales. Lucharon a los equipos pero nunca más flojo.
Un gran club en la ciudad de los alterosas existió ayer. E todos sus torcedores y jugadores era llena de vanidad, por lo tanto en la realidad él es un gran CAMPEÓN.
No piensan que es solamente una coincidencia por lo tanto que no existen éstos, misterioso. El gran club de la ciudad era el Estudiantes, estos apprenticees perpetuos del fútbol.
Pero una página heroica inmortal fue escrita ayer por un gladiador: Juan Sebastián Véron.
E que esto condujo, con la sala de clase y no con catimba, el tacto de la bola fina ése condujo a los gols de la victoria del Apprenticees, o mejora, del Estudiantes contra la Cruzeiro.
Donde estaban las cinco estrellas de los equipos celestiales. Verón, Fernandez y Boselli habían sido los profesores y habían enseñado a los mineros de la Cruzeiro como si el tango baile una Argentina, aunque ser Estudiantes.
E torcida, tal reconoció uno para ser fiel a los equipos. Uno mantuvo silencioso el estadio, durante la danza del Apprenticees, o mejora, del Estudiantes, en la edición celestial verdadera del mineiraço, solamente que ahora en la versión de Argentina.
Por lo tanto está. La Cruzeiro no obtuvo para convertirse libremente sí mismo de los cables de la amarradura de Argentina. Una más vez es derrotado por los hermanos. El sueño del juego en los emiratos árabes era changedded en pesadilla. Ahora permanece entrar en el campeonato brasileño, en la posición 16ª, con la misma puntuación del último cuatro unos del campeonato.
Así el mismo È. El vice-campeonato de los libertadores iguales tiene valor de una eliminación en los pagar-libertadores diarios: la Tokio no toma a club, el Dubai, el Moçambique, Santiago en Chile, en el último, no toma a lugar ninguno. E, aunque la medalla de la plata, que tomó exactamente el oro, había sido el Estudiantes de lana Plata, estos apprenticees perpetuos del fútbol.
Ahora, la pregunta: ¿e el juego de la Cruzeiro contra Barcelona, cuando va a ser? Si no obtuvo para ganar al veterano de Véron, que lucha para volverse la elección de la Argentina, más a la cara Lionel Messi, uno de los mejores jugadores del mundo. Zezé Perrella marca un juego con los equipos españoles.
Felicitaciones al Estudiantes para la página heroica inmortal y ser equipos pero nunca más flojo de combate.




El escribir para Edmond Dantes.

Tão combatido jamais vencido!

Na noite de ontem um espetáculo aconteceu nos gramados de Minas Gerais. Vivenciou-se páginas heróicas imortais. Um time foi combatido mas jamais vencido.
Existiu ontem um grande clube na cidade das alterosas. E todos os seus torcedores e jogadores estavam cheio de vaidade, pois na realidade é um grande CAMPEÃO.
Não pensem que é apenas uma coincidência pois estas, misteriosamente, não existem. O grande clube da cidade foi os Estudiantes, estes eternos aprendizes do futebol.
Mas ontem uma página heróica imortal foi escrita por um gladiador: Juan Sebastián Véron.
E este liderou, com classe e não com catimba, o toque de bola refinado que levou aos gols da vitória dos Aprendizes, ou melhor, dos Estudiantes contra o Cruzeiro.
Onde estavam as cinco estrelas do time celeste. Verón, Fernandez e Boselli foram os maestros e ensinaram aos mineiros do Cruzeiro como se dança um tango argentino, apesar de serem Estudiantes.
E a torcida, tal reconhecida por ser fiel ao time. Calou-se no estádio, durante a dança dos Aprendizes, ou melhor, dos Estudiantes, em verdadeira edição celeste do mineiraço, só que agora na versão argentina.
Pois é. O Cruzeiro não conseguiu se libertar das amarras argentinas. Mais uma vez é derrotado pelos hermanos. O sonho do jogo nos Emirados Árabes transformou-se em pesadelo. Agora resta entrar no Campeonato Brasileiro, na 16ª posição, com a mesma pontuação dos quatro últimos do campeonato.
È assim mesmo. O vice-campeonato da libertadores tem o mesmo valor de uma eliminação na pré-libertadores: não leva o clube a Tóquio, a Dubai, a Moçambique, a Santiago no Chile, enfim, não leva a lugar nenhum. E, apesar da medalha de prata, quem mesmo levou o ouro, foram os Estudiantes de La Plata, esses eternos aprendizes do futebol.
Agora, a pergunta: e o jogo do Cruzeiro contra o Barcelona, quando vai ser? Se não conseguiu vencer o veterano Véron, que luta para voltar a seleção Argentina, quanto mais enfrentar Lionel Messi, um dos melhores jogadores do mundo. Zezé Perrella marque um amistoso com o time espanhol.
Parabéns aos Estudiantes pela página heróica imortal e por ser um time combatido mas jamais vencido.













Por Edmond Dantes.

terça-feira, 14 de julho de 2009

O Diabo veste PRADA.

Depois de ver a imagem de lançamento de coleção da Inverno 2009/10, foto de Steven Meisel, nem precisei fazer tanto esforço para entender o nome do filme: O Diabo veste Prada. Bom, vocês devem estar se perguntando sobre a razão que nos leva a escrever sobre moda. De início o tema não guardaria qualquer relação com o direcionamento do blog, não é? Não é. A conspiração envolve uma visão holística sobre o mundo e seus habitantes, considerando, precipuamente, o comportamento destes nas relações sociais.
Seguindo o terrível modismo de pesquisa virtual, encontrei na Wikipedia a seguinte definição: Moda é a tendência de consumo da atualidade.
Normalmente as mulheres tem uma percepção muito mais aguçada para entender as novas concepções de moda. Os homens, homens mesmo, não conseguem entender porque em determinadas épocas as mulheres usam, por exemplo, camisas com babados ao estilo dos palhaços de circo. Por óbvio, as camisas dos palhaços são bem mais coloridas.
Aqueles cintos que mais parecem barrigueira de cavalo também estiveram na moda ou estão, sei lá. Aquelas batas coloridas ao estilo dos abadás dos carnavais fora de época fizeram sucesso há pouco tempo. Mas pra que tudo isso? Por mero consumismo? Não... nós homens não devemos opinar sobre isso. Falemos sobre futebol, falemos de cervejas, de mulheres, opa!!!! Só das mulheres e não de seus adereços.
Conspirar sobre moda é muito complicado, mas tínhamos que abrir o debate sobre o assunto, afinal, temos leitoras que merecem um espaço para debater um assunto tido por muitas como fundamental.
No mundo que mais vive de aparências, certamente a moda tem o seu lugar.
Tudo aquilo que a mídia fala que é bonito passa realmente a ser belo, ainda que seja ridículo. Aí aparecem aqueles que se defendem quando usam algo ridículo que está na moda: "Eu tenho estilo!". Sinceramente, alguns deveriam trocar o estilo por um espelho.
Mas é disso que o mercado vive e não podemos dizer que os homens estão totalmente fora do alvo do modismo. O Woodstock
O modismo faz com que alguns votem no candidato que está à frente de seus opositores, conforme nos indica a mídia nas pesquisas políticas. Nos faz consumir a cerveja, só porque, segundo a propaganda, desce redondo e que tem um monte de mulheres sem muito modismo ao se vestir, quando estão vestidas nas peças publicitárias.
Num parachoque de caminhão estava escrito, "sou feio, mas tô na moda". Como se a moda fosse a salvação para os problemas estéticos.
Seria muito bom ler os comentários das nossas leitoras sobre o assunto, para ver se abrem a mente limitada, nesta área do "saber" humano, do ser indivíduo do sexo masculino, que professa sua masculinidade. Os que não professam, às vezes conseguem entender perfeitamente as tendências da moda. Com a palavra os indivíduos do sexo feminino...

Drogas e paz.

Ontem estava vendo os telejornais e me deparei com uma notícia que me causou espanto: a morte de um jovem de 21 anos envolvido no tráfico de drogas.
A partir dessa notícia comecei a refletir sobre um assunto: a legalização do uso e do tráfico de drogas.
Este tema pode ser debatido sobre quatro aspectos: a) jurídico e social; b) moral e místico.
Sobre o aspecto jurídico e social entendo que o contexto do direito brasileiro, a Constituição da República de 1988, não encontra nenhum óbice à legalização do uso e do tráfico de drogas. Não há nenhum dispositivo constitucional cujo espírito seja a proibição das condutas do uso e do tráfico de entopercentes ilícitos. Desse modo, pelo texto constitucional há possibilidade de se permitir o uso (já permitido no direito pátrio) e o tráfico de drogas.
Sobre a questão social é interessante que sejamos práticos neste ponto. As drogas são mais uma substância que leva o ser humano à dependência de um vício. Exemplos de outros é o álcool, o cigarro, os refrigerantes, as roupas de uma vitrine, os celulares, os carros do ano, enfim, um conjunto de coisas que escravizam a mente e o corpo humano, deixando-os na servidão e vício dessas substâncias ou coisas. O fato do álcool, do cigarro, dos celulares, enfim, dos outros exemplos mencionados prejudicarem a saúde do ser humano a longo prazo não retiram a natureza de, no mínimo, causar dependência ao homem e a mulher. Sob o aspecto social, as drogas seria então mais um produto de consumo. Seria?
Quanto ao aspecto moral é triste constatarmos que houve uma falência de nossa sociedade no que diz respeito aos valores e princípios que formam o ser humano. Já não há mais regras que conseguem frear as volúpias de homens e mulheres integrantes disso que se denomina sociedade. O direito há muito tempo não é mais um instrumento de impor conceitos morais e éticos. Ao contrário, o direito serve a sociedade, posto que as mudanças jurídicas acompanham os fatos sociais e suas exigências. E isto não significa que as mudanças nas normas sejam para aprimorar um conteúdo moral mas, sim, para atender a um reclamo existente no seio da sociedade. Enfim, o direito é um resultado dos anseios da sociedade e não mais um instrumento que serviria para conter os ânimos e desejos, ainda que imorais, dos grupos humanos sociais. A legalização é questão de tempo.
Por fim, o aspecto místico é o que me causa mais assombro. Não consigo dissociar a ideia da omissão da sociedade, pela permissão ou não do uso e do tráfico de drogas, da figura de Pilatos, este que teve a oportunidade de libertar Cristo mas preferiu deixa-lo ao julgamento da sociedade hebraica e ser morto na cruz. Sei que seria melhor legalizar o tráfico de drogas, pois a violência instalada no país em decorrência do tráfico já passou do incontrolável e vive-se uma situação de terror em muitas localidades do país. Sei que o Estado faliu e perdeu esta guerra civil e não há alternativa a não ser a legalização de direito, posto que a de fato é existente. Mas, ainda que essas ideias sejam verdadeiras, existe algo superior a mim que me diz o contrário: há um grande erro. E este pecado, cometido não por mim apenas, mas por todos nós, é o pecado da nossa pequenez, da ignorância, de não saber o que fazer e ainda imaginar que o sabemos. Enfim, este erro assombroso, de se permitir uma série de coisas, incluindo aí o uso e o tráfico de drogas, ou não se permitindo, atesta a ausência de algo dentro de nós que nos fazem aproximar de uma natureza animalesca: a ausência de sabedoria. Mas, ainda que sejamos irracionais inconscientes, buscando ou dormindo por algo misterioso, é melhor poupar vidas, deixar inocentes viverem, e legalizar o tráfico de drogas e por fim a esta guerra existente em nosso país. Quem sabe, com a legalização, alguma mente brilhante, ou um espírito sábio, consiga viver e não ser atingido por uma bala perdida e nos aponte o caminho da verdadeira plenitude do ser humano: a paz.
Tomem este café.

Por Edmond Dantes.

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Lendas do Café


Reza uma antiga lenda sobre as origens do café que há mais de 1.300 anos, nas montanhas de Abissínia, hoje Etiópia, no nordeste da África, um jovem pastor árabe chamado Kaldi.

Certa noite, ele ficou ansioso quando suas cabras não retornaram ao rebanho. Quando saiu para procurá-las, encontrou-as saltitando próximo a um arbusto cujos frutos estavam mastigando e que obviamente foi o que lhes deu a estranha energia que Kaldi nunca vira antes. Então, ele mesmo resolveu experimentar alguns frutos e descobriu que eles o enchiam de energia, como tinha acontecido com o seu rebanho.

Kaldi, evidentemente, levou essa maravilhosa "dádiva divina" ao mosteiro local, mas as reações não foram favoráveis e ele ateou fogo nos frutos, dizendo serem "obra do demônio". O aroma exalado pelos frutos torrados nas chamas atraiu todos os monges para descobrir o que estava causando aquele maravilhoso perfume e os grãos de café foram rastelados das cinzas e recolhidos.

O abade, então, mudou de idéia. Sugeriu que os grãos fossem esmagados na água para ver que tipo de infusão eles davam, e os monges logo descobriram que o preparado os mantinha acordados durante as rezas e períodos de meditação.

E notícias dos maravilhosos poderes da bebida espalharam-se de um monastério a outro e aos poucos se espalharam por todo mundo.

Fonte: www.sobesa.com.br

Após essa historinha, necessário se faz ressaltar que uma jovem graciosa disse a mim, Maquiavel e ao Tiradentes que não sabia fazer café. Normalmente, em nossos almoços conspiratórios, apesar da doçura de seu sorriso, essa jovem sempre nos oferece um doce, chiclete, bala, ou coisas do gênero. Prometemos a ela que escreveríamos uma receita para que aprendesse a fazer café. Mas isso vai ficar para a próxima postagem, pois já está tarde e não tem café aqui para afastar o sono....zzzzzzzzzzzzzzz

Achei uma receita... vai lá:

Ponha para ferver 1 litro de água, se for usar açúcar, use cerca de 4 a 5 colheres de açúcar, na água. Se for usar coador de papel, ponha o pó de café no coador, cerca de 3 colheres de sopa, quando a água ferver, despeje no coador, que deve estar num recipiente próprio encaixado na garrafa.
Se for usar coador de pano, é melhor por o café na água, quando a mesma estiver fervendo. Cuidado para não derramar...

“...Porque, quando sou fraco, então é que sou forte!”


Essa frase acima foi dita pelo apóstolo Paulo, em sua segunda carta aos coríntios, no cap. 12, versículo 10. Permitam-se explicar o contexto:
As Escrituras narram que Paulo sofria de um “espinho na carne”, sem, contudo, dizer o que era esse mal. Em um determinado momento da vida do apóstolo isso se tornou tão insuportável que ele pediu três vezes a Deus que o livrasse disso. A resposta do Criador foi: “a minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza...”
Paulo entendeu bem o recado, então concluiu que as tribulações servem pra nos fazer crescer. E ele vai mais longe ao dizer, nessa mesma passagem, que tem prazer nas tribulações, sabendo o bem que, ao final, lhe sobrevirá, qual seja, o crescimento e a experiência.
Esse momento da vida do apóstolo me veio à mente quando, neste domingo, estava assistindo ao jogo do São Paulo X Flamengo (vale ressaltar que o nome do time é exatamente em homenagem ao apóstolo). Como é notório, o SPFC (só pra abreviar), atual campeão brasileiro, não vive um de seus melhores momentos: eliminado dos dois campeonatos que já disputou; seu maior jogador, Rogério Ceni, devido a uma contusão séria, não joga a meses; o ataque é inoperante, a defesa, com exceção do Mirando e do André Dias, num faz nem pro café, o meio ta uma bagunça, as laterais não fazem, nem de longe a sua função; resumindo: o SPFC que a gente conhece ainda não começou o ano!
Todavia uma coisa tem me surpreendido: a torcida. Desde a eliminação do Campeonato Paulista dentro do Morumbi, pelo Corinthians, a torcida tem demonstrado uma atitude jamais vista pelo Clube.

Ao som de hits composto pelas Organizadas, seja a Independente ou a Dragões da Real, os mais de 50 mil saopaulinos presentes no Estádio naquele trágico domingo cantavam no fim do jogo, em total apoio ao time, mesmo eliminado. Foi de arrepiar! Acho que isso foi pior para os corinthianos do que se tivessem perdido. A mesma coisa foi contra o Cruzeiro: cantavam e gritavam, mesmo com o time já perdido todas as chances de classificação. É claro que ao final teve uma vaia, mas é normal.
Ontem foi a mesma coisa. Nos momentos em que o time esteve atrás no placar, era ai mesmo que a torcida cantava.
Alguns paradigmas, em relação à torcida do SPFC, estão sendo quebrados, tais como o de só comparecerem ao Estádio quando o time está indo bem, de só cantarem quando o time tá ganhando etc.
A torcida que mais cresce no País (veja, por exemplo, que em 10 anos a torcida subiu da oitava para a terceira posição no ranking nacional de torcidas) tem mostrado que está crescendo também com qualidade, e é exatamente esse momento atual do time que tem colaborado pra essa torcida se fortalecer e mostrar que não tem só número.
Parece que os saopaulinos estão, FINALMENTE, dando valor ao time para o qual torcem.
A vida também é assim: os momentos de fraqueza são a principal hora pra que o ser humano absorva as lições que a vida nos apresenta.
Numa outra passagem o apostolo escreve: me glorio nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; a perseverança experiência, e a experiência esperança.
A turbulência vivida pelo time ainda tem muitas coisas a oferecer de ensino pros jogadores, comissão técnica, diretoria e principalmente para os seus torcedores. Assim, estes que ficam nas arquibancadas, devem ter paciência e tirar o máximo que o momento tem pra oferecer, sem nunca deixar de lado o apoio que deve dar ao seu time do coração.
Enquanto isso, tomemos café meus caros admirados e amantes do futebol, e esperemos a volta do Maior do Mundo!!

Que vengam los toros!

A tradicional festa espanhola, conhecida como Festa de São Firmino, também referenciada como Corrida de Pamplona continua a gerar polêmica.

A comemoração teve origem no século 13 e resiste até hoje. Os touros correm pelas ruas de Pamplona em meio à multidão até chegarem à arena em que são mortos por toureiros, após o festival.

Apesar de o evento ocorrer já há séculos, os touros não se modernizaram e continuam sem freio ABS:

O touro bem que tentou parar... Será que o rapaz está desesperado ou ele acha que o touro vai parar?

Mas os incidentes são muitos e inúmeras pessoas saem feridas. Os ferimentos ocorrem nas mais variadas partes do corpo e as imagens demonstram que os touros, às vezes, são muito maldosos.


Há quem critique o futebol ao argumento que não conseguem entender a razão que atrai milhares de pessoas a ficarem 90 minutos admirando um grupo de 22 pessoas correndo atrás de uma bola e tentando passá-la para dentro do que costumeiramente chamamos de gol.
Talvez, seja mais razoável correr atrás de uma bola que na frente dos touros, mas existem pessoas que gostam de mais adrenalina.
O rapaz colhido pelo touro na imagem ao lado parece sorrir. Deve ser pura diversão!

Há, ainda, a indignação de ativistas que promovem manifestações contra a finalização do evento com a morte dos touros. Alguns dos manifestantes chegam a deitar pelados nas ruas onde os touros vão passar. Agora fica a pergunta: "será que eles ficam lá quando soltam os touros?"
De fato é uma crueldade o que fazem com os touros, porém, a tradição já arraigada não parece estar com os dias contados em Pamplona. Milhares de turistas visitam a Espanha no período da Festa de São Firmino.

Quem sabe se divulgarmos essa festa no Brasil, no Congresso Nacional, os nossos legítimos representantes resolvem gastar suas verbas com passagens para fazer turismo na próxima Festa de São Firmino?

Podiam sair do Brasil para festa espanhola já com suas faixas vermelhas com a estrelinha do PT, mas os touros teriam de ser avisados que algumas pessoas não são comuns e não poderiam ser alvejadas. Todos são iguais perante a lei e não perante os touros.